O GATO E AS LETRAS
Por Claudia Porto

John John


Vem de longe a ligação entre gatos e escritores. Mais precisamente, do século XIX, quando a popularidade do gato aumentou e este tornou-se um interessante temas para romances e poesias.
Grandes escritores, como Ernest Hemingway, admiravam este animal por possuir uma inteligência quase humana. Até mesmo grandes estadistas renderam-se aos encantos felinos, como Sir Winston Churchill, Prêmio Nobel de Literatura em 1953, que disse ser o gato o único animal capaz de nos olhar de cima para baixo.
Talvez por isso o gato tenha despertado tantos amores quanto antipatias. É notavelmente grande a lista de intelectuais que renderam-se ao fascínio dos felinos e com eles compartilharam suas obras e suas vidas.
Escritores como Mark Twain, Anton Chekov, Collette, Alexander Puskin, Paul Gallico, H.H. Munro, Thomas Hardy, Edward Lear, Lewis Carroll, Beatrix Potter, W.B. Yeats, Theóphile Gautier e Rudyard Kipling admiravam o gato.
O ganhador do Nobel T.S. Elliot escreveu um livro inteiro de poemas sobre gatos, e uma gata chamada Selima foi imortalizada em um poema de Thomas Gray Victor Hugo tinha um diário no qual escrevia ternamente a seus gatos.
Também é o gato, com seus mistérios e sua ligação com o encantamento, o animal favorito de muitos autores de ficção científica e terror, como Edgar Allan Poe, H.G.Wells, Stephen King e Patricia Highsmith.

O Gato na Literatura Infantil


Os gatos domésticos sempre estiveram presentes nas clássicas fábulas e contos de fadas, nos provérbios e contos para crianças de todas as culturas.
São mundialmente famosas as histórias do francês Charles Perrault ( "O Gato de Botas" e "A Gata Borralheira") e dos Irmãos Grimm ( "Os Músicos de Bremen" ).
As histórias sobre gatos fantásticos, misteriosos e mágicos, como o de "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, tornaram-se célebres, tornando o gato uma figura duradoura na literatura infantil em todo o mundo.
Na maioria das histórias atuais, entretanto, faz-se justiça à verdadeira natureza do gato. Aqui no Brasil, podemos facilmente encontrar nas livrarias inúmeros livros infantis que têm como personagem principal nossos charmosos felinos.